Terceiro –  Chacra Plexo Solar ( Manípura) está localizado sobre o abdômen, acima do estômago. No corpo físico está conectado ao pâncreas. Em geral, tem cor amarela. Esse chacra tem a ver com a forma como eu lido com a autoridade do outro sobre mim e como eu coloco o meu poder pessoal no mundo, a forma como exerço a minha vontade. Ele armazena medo, ansiedade, raiva e controle, podendo gerar no corpo doenças no estômago, fígado, baço e até dificuldade de evacuar, afetando o intestino.

Esse chacra é ativado pelo coração do DNA do pai, dos 14 aos 21 anos de idade, durante a adolescência, quando nos preparamos para a vida adulta. Justamente, por isso, precisamos receber alguns limites e perceber a autoridade paterna sobre nós nesta fase, quando isso não ocorre acabamos tendo dificuldades de lidar com a autoridade dos outros. Se o pai não está presente nessa fase, somos muitas vezes forçados a desenvolver a nossa própria autoridade na vida, lidando com medos e ansiedades de forma acentuada, nos tornando até excessivamente controladores. Em outra polaridade, se temos um pai autoritário, que nos impõe limites de forma excessiva, isso pode gerar em nós um corpo rígido, permanentemente tensionado, e ainda insegurança quando temos que fazer escolhas e nos posicionarmos frente os desafios.   Todas essas sensações de raiva, medo, ansiedade e controle, acabam por gerar bloqueios neste chacra e quando não observadas podem virar doenças físicas, que é quando o corpo nos grita que algo está errado com ele.

Alguns exercícios para esse chacra são respiração até a barriga, massagens circulares na região do abdômen, toques nas costelas, ou mesmo atividades como boxe ou outro tipo de luta, por fazerem externar a raiva e a ansiedade.