Quinto –  Chacra Laríngeo (Vishudda) está situado sobre a garganta, é por onde expresso para o mundo aquilo que sinto e o que eu sou. A palavra dele é COMUNICAÇÃO. Está relacionado com as glândulas da tireoide e paratireoide, boca, cordas vocais, traqueias, faringe, ouvidos e vértebras cervicais. No corpo físico pode ainda afetar as articulações de ombros, braços e mãos. A cor dele, de maneira geral, é o azul celeste. Quando ele está bloqueado, a pessoa pode sentir dificuldade de comunicar, de expressar a sua essência no mundo de forma criativa.

Este chacra é ativado pela cabeça do DNA do pai, quando temos de 28 a 35 anos de idade. Afinal, como era a minha comunicação com o meu pai? Que lembrança guardo do meu pai, dentro de mim? Em geral, pessoas com dificuldades para expressar sentimentos frente a figura paterna têm também dificuldades de verbalizar aquilo que desejam e quem realmente são, gerando bloqueios neste chacra. Quem não expressa a essência do seu espírito (EU SOU), o que realmente veio fazer aqui na Terra, também costuma adoecer com frequência de garganta, amídalas e tireóide.

Respirar imaginando o ar oxigenando esse chacra. Fazer movimentos circulares com o pescoço, colocar a cabeça primeiro para frente e depois para trás, alongando essa região do chacra, podem ajudar no desbloqueio de energia. Outro exercício é verbalizar qualquer barulho, mesmo que ele não faça sentido, para mover o campo da oralização e da manifestação da essência do ser.