O Chacra Cardíaco (Anahata) é um centro de energia localizado sobre o coração, intimamente conectado à glândula timo, que é responsável pelo nosso sistema imunológico. No campo físico também está conectado ao sistema circulatório e aos pulmões, onde guardamos a sensação de tristeza e aos seios, onde armazenamos a mágoa. No campo energético tem a ver com a forma como eu expresso o AMOR universal e o meu amor por mim mesmo (autoestima), além dos meus sentimentos e valores mais profundos, como COMPAIXÃO e gratidão. Sua cor se manifesta em duas vibrações: rosa e verde.

Esse chacra é ativado pelo coração do DNA da mãe, dos 21 aos 28 anos de idade. Esse período representa a nossa entrada na vida adulta, quando temos que nos colocar no mundo e encarar a vida de frente. Aqui, qual a imagem que temos da nossa mãe? Como está a nossa mãe interna? A presença materna lhe apoiou e apoia a expressar amor, compaixão e sabedoria com plenitude?  Caso lhe falte essa referência, pode ter bloqueios neste chacra (coração, pulmão e seios), impedindo esse importante fluxo de energia no cardíaco, que expande para o universo.

A respiração nas costas, o exercício de imaginar-se criando asas, massagens de dentro para fora, como se estivessem abrindo o cardíaco, podem ajudar o desbloqueio desse chacra.